1) GESTÃO DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE - ABIT/ FUNDAÇÃO VANZOLINI

O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) para promover o posicionamento e a internacionalização da indústria da moda brasileira, tem como visão tornar as empresas do setor referência mundial em inovação, design e sustentabilidade. Neste contexto, com o objetivo de construir uma estrutura de governança capaz de gerenciar os projetos que visem o desenvolvimento das empresas participantes do Programa por meio da inovação e da prática de ações no campo da sustentabilidade, o Texbrasil implantou em sua estrutura um Núcleo de Inovação & Sustentabilidade.

 

2) PROJETO CNPq UNIVERSAL 2015-2016 - ECO-PARQUES INDUSTRIAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL LOCAL: PRINCÍPIOS, MODELOS E APLICAÇÕES

O objetivo geral deste projeto é analisar a importância dos EPIs para o desenvolvimento sustentável local, já que se trata de uma forma de organização industrial que possui características fundamentais para integração das diversas ações dos atores sociais participantes desta organização. Pretende-se, especificamente, contribuir para a elaboração de um modelo de referência para a implantação e o desenvolvimento de eco-parques industriais, a partir da análise das cadeias produtivas no entorno de uma dada região (na qual já se identifica tendências de formação de um Sistema Local de Produção -SLP), visando, em especial, identificar oportunidades de atração de investimentos diretos e consequente adensamento das cadeias produtivas selecionadas. Tais investimentos podem ocorrer tanto em elos à montante dos elos de manufatura (fornecedores de insumos e matérias-primas, material de embalagem, equipamentos, etc), como em elos à jusante (serviços tecnológicos, distribuição/logística, etc). A priori identificam-se algumas cadeias produtivas: cosméticos, produtos de higiene pessoal, fertilizantes, medicamentos fitoterápicos, alimentos, fármacos, e plásticos. Busca-se, com isso, fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável local. Por desenvolvimento sustentável entende-se o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Significa, portanto, possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats (Mais informações).