Equipe Mobilab organiza o 26th Gerpisa International Colloquium 2018 – São Paulo

Em 2018 a cidade de São Paulo, por meio de uma parceria entre a Faculdade de Administração e a Escola Politécnica de Engenharia de Produção, ambos da USP, e sob coordenação do Mobilab irá sediar o 26th International Colloquium of Gerpisa.

A comissão organizadora está contatando e recebendo interessados em patrocinar o evento. Interessados podem contatar diretamente o professor Roberto Marx pelo telefone 11 55258763 ou pelo e-mail robemarx@usp.br.

Líder do grupo Mobilab participa de reunião com a Vedecom / IVM em Paris

Paralelamente ao 25th Gerpisa International Colloquium 2017, o líder do grupo Mobilab, prof. Dr. Roberto Marx esteve em reunião com a sra. Meirelle Apel-Muller, CEO da Vedecom / IVM para discutir colaborações em pesquisas e outras atividades conjuntas.

Desde o início de 2016, o IVM Internacional passa a ser um dos membros do Instituto Vedecom, o consórcio público-privado francês para o desenvolvimento do carro autônomo. Vedecom, sigla, em francês, de veículo autônomo, não poluente, conectado e sua mobilidade, existe há 2 anos e, como o nome já diz, é o desenvolvedor do veículo automático que não necessitará de motorista e de pesquisas avançadas sobre sua conexão com a cidade, com o passageiro e com os outros sistemas de transporte. O IVM foi indicado a participar do consórcio por sua expertise em mobilidade e contribuirá com estudos de cenários de impacto deste tipo de transporte nos deslocamentos da cidade, em diversos países. (http://cidadeemmovimento.org/ivm-integra-consorcio-de-pesquisa-avancada-vedecom/).

Equipe Mobilab participa do  25th Gerpisa International Colloquium 2017 – Paris

Os professores Dr. Roberto Marx e Dra. Adriana Marotti de Mello participaram do  25th International Colloquium of Gerpisa, realizado entre 14 de Junho de 2017 a 16 de Junho de 2017, Paris.

affiche_colloque_2017_b_s

MobiLAB

O Laboratório de Estratégias Integradas da Indústria da Mobilidade (MobiLAB/PRO) pretende, ao mesmo tempo, consolidar a experiência de mais de 20 anos de atividade de pesquisa, ensino e extensão voltada ao setor automotivo realizada no âmbito do PRO e definir uma nova abordagem para um setor industrial relevante que se encontra, em termos mundiais e nacionais, em processo de profunda mudança. Todos os players ativos no setor – empresas, trabalhadores, governo, academia – estão em processo de revisão de estratégias e procurando estabelecer uma nova compreensão do setor, que pode ser profundamente rearranjado nas próximas duas décadas.

Nestas condições, a Universidade deve ter papel chave, produzindo conhecimento e realizando extensão junto aos setores público e privado, consolidando-se como uma referência para o pensamento e produção de estratégias para o setor.

Atualmente não é mais possível tratar a indústria automotiva sem tratar de maneira integrada as questões ambientais decorrentes do automóvel, artefato presente no espaço público de maior visibilidade e impacto desde o século XX. Por isso, tratar integradamente a mobilidade urbana e a sustentabilidade da indústria – fundamentalmente a poluição do ar e do espaço urbano, a reciclabilidade e o dilema mobilidade versus imobilidade, colocado pelo automóvel.