Consultoria para Start-ups

Planejar e organizar o negócio, a proposta de valor que vai diferenciar a empresa no mercado, a primeira e a segunda linha de produtos, não são coisas fáceis para empresas de base tecnológica que estão começando.  Empreendimentos de inovação radical, que muitas vezes é o caso das start-ups e de empresas nascentes de base tecnológica são normalmente envoltos em incertezas. Diferenciamos incerteza de risco: risco pode ser previsto, medido, estimado ou avaliado; incertezas não são mensuráveis (ao menos num primeiro momento), e podemos mesmo desconhecer sua existência.

Assim, o LGI oferece serviço para esse tipo específico de empresa para ajudá-las no planejamento, na definição inicial do negócio e no encaminhamento de seu desenvolvimento. Utilizamos para tanto metodologia baseada no mapeamento do ecossistema do negócio, das incertezas associadas – produzidas interna e externamente à empresa. De maneira iterativa, usando técnicas como learning plancanvas ou lean start-up, o método vai identificando incertezas, atores e maneiras de como enfrentá-las, de modo a criar ambiente mais favorável para o sucesso do negócio.

O método foi aplicado num conjunto de start ups e em projetos de P&D de empresas grandes (incluindo multinacionais), projetos esses envoltos em alta incerteza. Nesse último caso, pode-se ir até a valoração de projetos de P&D em andamento, com uso integrado de técnicas estatísticas (opções reais) e quantitativas.

O link abaixo, do governo brasileiro, oferece informações úteis para start ups.

http://www.brasil.gov.br/empreendedor/primeiros-passos/startup