LGI

Nos últimos anos, a inovação deixou ser tema debatido por uma restrita comunidade de pesquisadores para alcançar o status de questão de Estado. Atualmente, entende-se que a inovação é uma das principais forças motrizes do desenvolvimento econômico e social, apoiando-se no progresso científico, tecnológico e de organização e gestão.

 O processo de inovar constantemente começa a fazer parte do DNA das empresas brasileiras, seja pela compreensão de que é imprescindível inovar para crescer, se destacar ou mesmo sobreviver, seja pela atenção dada à forma como organizam, gerenciam, realizam e implementam a inovação. Inovação é processo, é trabalho sistemático, organizado, gerenciado, planejado; não é fruto de ideias geniais isoladas, vindas “do nada”.

Neste contexto, o LGI – Laboratório de Gestão da Inovação se propõe a avançar no conhecimento e na prática de organização e gestão da inovação nas empresas, bem como contribuir para o aperfeiçoamento e geração de políticas públicas. É um nó na rede dinâmica e viva de experiências e conhecimentos em inovação – na medida em que reúne competências e saberes multidisciplinares –, articulando destacados atores das comunidades acadêmica, empresarial e política. Seus membros têm experiência em pesquisa, didática, prática e em formulação de políticas públicas.