Wiki

Wiki é um termo havaiano cujo significado é “rápido”. Atualmente este termo tem designado um eficiente método de edição colaborativa de documentos. Este novo significado ao termo wiki se deve ao Ward Cunningham, autor da primeira ferramenta wiki em 1995, chamada Portland Pattern Repository (disponível em www.c2.com), que definiu como “a base de dados online mais simples que permite trabalhar”.

A idéia central deste tipo de ferramenta é possibilitar que qualquer texto original possa ser modificado com o objetivo de incorporar novos conhecimentos. Isto pode ocorrer de maneira irrestrita, em wikis abertos, ou de maneira controlada, em wikis restritos onde apenas pessoas autorizadas podem contribuir com suas alterações para adicionar conteúdos. Este tipo de ferramenta tem se tornado cada vez mais popular, se disseminando em diversas áreas como empresas, escolas e entretenimento.

Leuf (2001) define em seu livro, The Wiki Way (2001, p 14), o wiki como “uma coleção livremente expansível de páginas web interligadas num sistema de hipertexto para armazenar e modificar informação – um banco de dados, onde cada página é facilmente modificada por qualquer usuário com um browser”. A Wikipédia, talvez o maior wiki público disponível hoje, é uma das grandes realizações baseadas nestes princípios. Disponibiliza cerca de 3,5 milhões de artigos e mais de 720 milhões de palavras, com uma qualidade comparável com a Enciclopédia Britânica, segundo a revista Nature.

Este cenário tem estimulado cada vez mais as empresas a adotarem ferramentas semelhantes para colaboração na gestão do conhecimento corporativo. Sérgio Lozinsky apud Moreira (2006) da IBM, aponta dicas para o uso de wikis nas corporações, tais como:

  • massa crítica – é imprescindível que um número significativo de membros da empresa esteja disposto, capacitado e utilize a ferramenta para que ela traga os resultados esperados
  • cultura – a ferramenta somente irá funcionar em um ambiente onde haja interesse e desejo dos membros em colaborar
  • atualização – Deve haver atualizações constantes de conteúdo, para que todos valorizem as informações disponibilizadas e sintam interesse em colaborar.
  • administração – Mesmo sendo uma ferramenta colaborativa horizontal, deverá haver um grupo responsável pela administração, organização, segurança e infra- estrutura do projeto
  • investimento – Os wikis são normalmente ferramentas livres e podem ser hospedadas em servidores de baixo custo, entretanto com seu crescimento mais recursos serão necessários para sua administração

Créditos: Mateus Laburre

 

Exemplos

- Wikipedia

- Wiki TI PRO USP

- Ubuntu Wiki

 

Tutorial

Para editar um Media Wiki, acesse o endereço www.gepes.com.br/wiki/

As instruções de acesso são as seguintes:

login: admin
senha: gc2011

———————————————————————————-

Instruções

1. Acessar o endereço acima

2. Na página principal, localizar o campo de busca “search”

3. Inserir o nome da nova página que deseja criar (lembre-se deste nome)

4. Clicar em buscar

5. Clicar no link que apareceu (em vermelho)

6. Criar o conteúdo da página

7. Para as regras especiais de formatação, clicar no link abaixo (guia de edição / formatação)

8. Clicar em salvar página

9. Retornar para a página principal (clicando no logo superior esquerdo)

10. Clicar em “Edit”

11. Abaixo do conteúdo existente, acrescentar a seguinte linha:

* [[nome da página criada]]

12. Clicar em salvar

——-

Alternativamente

13. Na página principal, clicar em “Edit”

14. Abaixo do conteúdo atual, incluir o seguinte texto:

* [[nome da nova página]]

15. Clicar em salvar página

16. Clicar no link que apareceu (em vermelho)

17. Criar o conteúdo da página

18. Para as regras especiais de formatação, clicar no link abaixo (guia de edição / formatação)

19. Clicar em salvar página

——-

Vale observar também:

- O link discussão (barra superior)

- O link história (barra superior)

 

Veja também

- Guia de edição / Como começar uma página

- Guia de edição / formatação Wikipedia