Modelagem de Processos

 

Business Process Modeling Notation (BPMN) é uma técnica abrangente e que oferece recursos para a modelagem dos mais variados tipos de processos, desde os mais genéricos até os mais específicos. Pode ser usada na modelagem de processos de diferentes naturezas, incluido administrativos (compras, vendas controle de materiais etc.), financeiros (empréstimos, aplicações, controle de capital etc.), operacionais (manutenção, fabricação, distribuição etc.), garantia da qualidade, desenvolvimento de software, desenvol
vimento de produtos ou de serviços etc (VALLE, 2009).

A principal finalidade da BPMN é oferecer uma notação padrão para a modelagem de processos de negócio, de modo a suplantar algumas deficiênicas das outras técnicas de modelagem. A BPMN é originária de um acordo entre várias empresas de ferramentas de modelagem que possuíam suas próprias notações, para adotar uma mesma linguagem de modo a facilitar o entendimento e o treinamento do usuário final (VALLE, 2009).

Os elementos gráficos que compõem um Diagrama de Processos de Negócio que utiliza a BPMN permitem o fácil desenvolvimento de diagramas simples que parecerão familiares para a maioria dos analistas de negócios (ex.: fluxograma). Os elementos foram escolhidos para serem distinguíveis um do outro e para utilizar formas que são familiares para a maioria dos desenvolvedores de modelos.


Elementos da BPMN

Fonte: bpmn.org

 

Exemplos

Crédito: Alexandre Gomes (2009)

 

Crédito: Erika Ziemer

 

Exemplo de simulação de processos com BPMN

 

 

Tutorial

Utilizando a ferramenta Bizagi, procure desenhar o seguinte processo:

1. O processo tem início quando o solicitante preenche uma solicitação.

2. Esta solicitação é então encaminhada para o atendimento comercial, que identifica o produto solicitado.

3.Caso o produto não seja classificado como “complexidade elevada”, então a própria área de atendimento comercial submete a solicitação para aprovação e o processo se encerra.

4. Caso o produto seja de complexidade elevada, então a solicitação é encaminhada para a Direção Técnica.

5. A direção técnica recebe a solicitação e envia para a direção de resseguro e o processo é encerrado.

 

Resolução do Tutorial

 

Referências Complementares

BPMN – Site Oficial

Bizagi