Inovação Educacional

O processo de inovação educacional envolve o planejamento e o desenvolvimento de iniciativas educacionais pioneiras, combinando atividades de ensino presenciais, semi-presenciais e a distância, suportadas por ferramentas tecnológicas avançadas, alinhando competências, métodos e ferramentas tecnológicas para orientar desenhos educacionais específicos. Para isto, as seguintes atividades são executadas:

 

Fonte: Filatro (2009)

 

Análise

O objetivo da atividade de Análise é estabelecer os objetivos do projeto educacional. Para isto, levanta as principais necessidades do processo de aprendizagem, caracteriza os alunos, identifica e prioriza as soluções possíveis e incorpora eventuais considerações relacionadas com limitações de custo, cronograma e recursos para estabelecer as principais diretrizes do projeto educacional.

 

 

Design

O objetivo da atividade de Design é projetar como acontecerá o processo instrucional tendo em vista os objtivos instrucionais e de aprendizagem propostos anteriormente. Para isto, analisa e identifica as técnicas e métodos mais adequados e também as ferramentas e mídias interativas que podem potencializar mais os resultados da aprendizagem.

 

Desenvolvimento

A etapa de Desenvolvimento inclui a elaboração dos diferentes materiais didáticos, considerando os diferentes canais de comunicação que serão utilizados, os níveis de interação entre os participantes, o design gráfico dos materiais, os mecanismos de atualização e de personalização do conteúdo e os suportes que serão oferecidos aos participantes.

 

Implementação

Na etapa de Implementação acontecem os eventos de ensino-aprendizagem, incluindo a realização de eventos síncronos (em tempo real), eventos assíncronos (em tempos ou espaços distintos), a formação de comunidades de prática e o desenvolvimento de projetos e atividades de aprendizagem. Para isto, os diferentes participantes do projeto são treinados no uso dos diferentes materiais e mídias, incluinado o funcionamento do sistema e os requisitos para acompanhar o curso desenvolvido.

 

Avaliação

As atividades de avaliação incluem o acompanhamento do curso, tendo em vista a avaliação do design implementado, tanto por professores como por alunos e por outras partes interessadas, buscando o levantamento de problemas e de oportunidades de aprimoramento, capazes de guiar as iniciativas que buscam a continuidade futura do projeto.

 

———————-

Referências

Filatro, A. 2o Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo. Inovações e Desafios na Educação a Distância. 2009