Pesquisadores

Marcelo Schneck de Paula Pessôa

O Prof. Dr. Marcelo Schneck de Paula Pessôa é engenheiro eletrônico, Mestre, Doutor e Livre Docente, pela Escola Politécnica da USP – EPUSP. Professor do departamento de Engenharia de Produção da EPUSP e professor titular da Universidade Federal de Lavras.

Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de computação, automação e telecomunicações e trabalhou em empresas como Cosipa, Siderbrás e Centro de Pesquisas da Telebrás.

Membro efetivo da Comissão de Estudos de Gerência do Ciclo de Vida de Software da ABNT, participa da elaboração de normas nacionais e internacionais da área de software tendo representado o Brasil em reuniões internacionais. Coordenador do eLabSoft onde realiza pesquisas sobre: fábrica de software e processo de software. Também participa de pesquisas na área de estratégia de TI.

 

Julia Issy Abrahão

Possui Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (1977), Mestrado em Ergonomia – Universite de Paris XIII (Paris-Nord) (1986) e Doutorado Em Ergonomia – Conservatoire National des Arts et Metiers (1986). Atualmente é Pesquisadora Associada da Universidade de Brasília e professora visitante da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo . Experiência em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia. Principais domínios de atuação:ergonomia, ergonomia cognitiva, usabilidade, informatização, análise ergonômica do trabalho, novas tecnologias, saúde.

 

Fausto Leopoldo Mascia

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Ergonomia – Ecole Pratique des Hautes Etudes (Paris -2001).

Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia aplicada ao setor de serviços (call centers, teleatendimento, serviços bancários, serviços públicos de sáude) ergonomia aplicada ao desenvolvimento de produtos, ergonomia e projetos, metodos de analise do trabalho em ergonomia.

 

Uiara Bandinelli Montedo

Atualmente é professora doutora RDIDP (Dedicação Exclusiva à Docência e à Pesquisa) do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Fez Doutorado Sanduíche na França, com bolsa concedida pela CAPES, tendo sido recebida na Université Bordeaux 2, na Ecole Pratique des Hautes Etudes (EPHE) e na Agence Nationale pour lAmélioration des Conditions de Travail (ANACT).

Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia. Integrante do Grupo de Pesquisas do TTO (Trabalho, Tecnologia e Organização do Trabalho) e do Grupo de Pesquisa em Design, ambos do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do Grupo de Estudos sobre o Trabalho Agrícola (GETA) da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora dos cursos de Engenharia da Escola Politécnica/USP e do Curso de Design da FAU/USP, além do Curso de Especialização em Ergonomia de Sistemas de Produção da USP. Secretária e fundadora do Grupo de Trabalho em Ergonomia Agrícola e Florestal da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) desde agosto de 2010. Membro do grupo de pesquisa em Ergonomia e Usabilidade do Depto. Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.

 

Rodrigo Franco Gonçalves

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2004) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em gestão de TI, gestão do conhecimento e inovação tecnológica. Atua nos seguintes temas: engenharia web, engenharia de software, engenharia econômica, sistemas de informação e ergonomia.

 

Alessandra Zago Dahmer

Coordenadora do Centro de Educação a Distância da Faculdade FIA  de Administração e Negócios atuando em projetos que requerem desenvolver serviços tecnológicos educacionais para o ensino presencial, semipresencial ou totalmente a distância.

Doutoranda em Educação e Currículo – Novas Tecnologias em Educação na PUC/SP. Mestre em Educação pelo PPGE/CED/UFSC e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia – ênfase em Tecnologia Educacional (educação a distância) e Treinamento Empresarial pela UNIVALI/SC.

Foi professora do currículo Educação, Trabalho e Novas Tecnologias na Escola Superior de Educação Corporativa (SC). Atuou como coordenadora pedagógica dos projetos “Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local” (GeMA), “Centro Cultural Bradesco no Second Life” (Cidade do Conhecimento-ECA/USP) e do “Programa de Desenvolvimento de Competências da Votorantim Metais na modalidade a distância”. Tem experiência como design educacional em cursos como MBA em Gestão para Excelência (FNQ) – SENAI/SC; Licenciatura na Modalidade a Distância (UFSC); aulas online do Telecurso TEC/Fundação Roberto Marinho; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC online) da Fundação Vanzolini.

 

André Leme Fleury

Professor dos cursos de Engenharia de Produção e Design na Universidade de São Paulo, foi professor na FEI, no Mackenzie e na Univali (SC).

Possui graduação em Engenharia de Produção pela USP (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2007), com período sanduiche no Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge (2004-2005)

Pesquisador da USP, atualmente desenvolve referenciais, técnicas e métodos para o estalelecimento de novos modelos de negócios baseados em serviços tecnológicos, em especial na área de educação. Publicou livros e artigos sobre o tema.

É coordenador de tecnologia da informação do Departamento de Engenharia de Produção e gerencia projetos de desenvolvimento de inovações tecnológicas para a FCAV, FIA, Bradesco e Itaú. Atualmente coordena o desenvolvimento do curso de “Estatística a Distância”, primeira experiência da Escola Politécnica nesta modalidade de ensino. Recentemente gerenciou projetos para IG, Globo.com, UOL, FIESC e Angeloni, entre outros