Começando

Caue Mancanares*

O aluno empreendedor encontra no InovaLab@POLI o direcionamento e o ambiente necessários para dar os primeiros passos visando a constituição de sua startup de base tecnológica.

Temos casos de sucesso na formação de startups que surgiram a partir de iniciativas do InovaLab@POLI. Além disso, mantemos uma ampla rede de contatos com empreendedores ex-alunos da POLI, investidores anjo, fundos de Venture Capital, professores e consultores. Toda essa experiência acumulada pode ser aplicada aos novos projetos de startup em formação.

Na análise de oportunidades de mercado e na formatação de novos modelos de negócios adotamos o Business Model Canvas e o método LeanStartup. O Business Model Canvas é uma forma de apresentar um negócio como uma alternativa ao Plano de Negócios tradicional. Tem as vantagens de ser mais rápido de preparar e mais conciso, sendo ideal para empresas que surgem em ambientes e mercados incertos, nos quais o modelo de negócios tende a sofrer muitas adaptações. OLeanStartup é uma abordagem que defende que o produto seja lançado o mais rápido possível no mercado – mesmo que seja um produto ainda parcial. Com o lançamento é possível testar a percepção dos consumidores. O aprendizado obtido é utilizado para melhorar o produto e escalar o negócio. Temos também grande experiência na forma de fazer o chamado pitch para “vender” o modelo de negócios para investidores.

A fim de incentivar a formação de novos negócios inovadores na POLI-USP, estamos trabalhando na disseminação de conhecimentos essenciais nessa área. Promovemos anualmente o evento EmPROendedores, focado na apresentação de casos de sucesso surgidos recentemente na POLI-USP, na discussão de tendências de mercado, na apresentação de métodos úteis e na divulgação das alternativas existentes para a catação de recursos nas fases iniciais de um empreendimento. Adicionalmente, o laboratório está sendo equipado para apoiar as fases de projeto e de prototipação de trabalhos de disciplinas de graduação, que podem resultar em novos negócios.

Pensa em empreender? Conheça o InovaLab@POLI.

*Caue Mancanares é Engenheiro de Produção pela POLI-USP e mestrando da Engenharia de Produção também pela POLI-USP